segunda-feira, 13 de julho de 2009

Qualidade do Áudio

Sempre que vejo produções amadoras, semi-profissionais e até algumas profissionais, uma das primeiras ressalvas que faço é sobre o som. É praticamente regra produções com boas imagens, boas histórias, porém com uma qualidade de áudio ruim, muitas vezes sofrível, a ponto de mal dar pra entender o que as pessoas em cena estão falando.

O principal motivo disso é a falta de atenção, deixando o som como último detalhe a ser resolvido antes de gravar. E isso acontece porque, na maioria dos cursos de Audiovisual que tenho notícia, os alunos mal aprendem o que é uma boa captação sonora, com as ferramentas adequadas.

Não é demais dizer que um áudio de baixa qualidade derruba qualquer produto audiovisual. O nome já diz tudo: AUDIOvisual. Uma coisa não anda sem a outra.

Detalhes importantes a serem levados em conta: qualidade dos microfones, posicionamento dos microfones, artifícios anti-ruído, e qualidade do dispositivo de gravação de áudio.

Hoje recebi um vídeo interessante, onde há uma pequena (porém esclarecedora) explicação sobre o que usar para obter um bom áudio em campo. Segue o link:

Anatomia de uma bolsa de áudio. (em inglês, pra variar)

Nenhum comentário: