terça-feira, 15 de abril de 2008

RED não está de brincadeira...

A já famosa RED, fabricante de câmeras de vídeo digital para cinema, anunciou neste fim de semana durante a NAB que lançará mais duas câmeras no começo de 2009, que se juntarão à sua primeira pequena obra prima, a RED ONE.

A primeira câmera é uma evolução da própria RED ONE, denominada RED EPIC, que contará com um novo sensor CMOS Mysterium X do tamanho do frame super 35mm, resolução de 5K, velocidade variável entre 1 e 100 fps, saída dual link HD-SDI, HDMI e duas entradas de áudio balanceadas, e com possibilidade de upgrade posterior de sensor, corpo e placas. Não foi anunciado preço sugerido.

A segunda câmera anunciada tem nome de RED SCARLET, e já causa burburinho no mercado de produção independente, e já digo o porquê. A câmera irá contar com um sensor Mysterium de 2/3", gravação em 3K (isso mesmo), velocidade variável entre 1 e 120 fps, codificação de sinal em até 100mb/sec REDCODE RAW ou sinal RGB puro direto no cartão Compactflash, LCD de 4,8", lentes RED 8x T2.8 (aparentemente fixas junto ao corpo da câmera), saídas HDMI e HD-SDI.

As duas novas câmeras também contarão com saídas Firewire 800 e USB2, e possibilidade de controle por Wi-fi!!! (imagine-se controlando a câmera por um IPOD...) Elas também serão compatíveis com a maioria dos acessórios já existentes.

Agora pasmem: segundo o blog REDMODZ, o preço de lançamento da RED SCARLET será de algo em torno de 3 mil dólares nos Estados Unidos!! Eu quero uma!!! Imaginem o frio na barriga que este anúncio está causando no trio de ferro das câmeras chamadas Prosumer, que são Sony, Panasonic e JVC... Mas ainda há muito o que se considerar, antes do lançamento oficial com informações completas e testes... Mas que é de causar preocupação nos outros fabricantes, ah isso é!

Fotos das belezuras (divulgação RED):

RED SCARLET:


RED EPIC:

Nenhum comentário: